Leitura & Escrita

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    Mensagem por Admin Sex Out 11, 2013 5:26 pm

    cherry Analise a seguinte situação de aprendizagem e, a partir dos textos discutidos em sala, responda: qual deve ser a ação do professor diante da mesma, ou seja, como o professor deve ensinar para que seu aluno aprenda a ler?



    "Gostaria de saber como lidar com crianças que escrevem tudo e têm boa caligrafia, mas não conseguem ler uma linha do que copiam."
    Marluci Brasil de Castro, Corumbá, MS

    Essa situação se dá com crianças que desenvolveram mecanismos para esconder as dificuldades de aprendizagem e serem aceitas na escola. Assim elas correspondem às expectativas de determinados professores: têm letra bonita, participam da aula e são organizadas, atentas e bem-comportadas. Tornam-se ótimas desenhistas de letras e não erram um acento, mas não conseguem ler. Às vezes sabem um pouco, mas, com medo de errar, se recusam a fazer ditados e redações.
    O fato é comum quando o ensino desconhece a função social da leitura e da escrita. "Ler e escrever são exercícios que envolvem reflexão, raciocínio e experimentação", explica Eliane Mingues, educadora e assessora pedagógica. Isso não significa que a cópia deva ser extinta. Os alunos podem copiar receitas culinárias, endereços, poemas, bilhetes coletivos para os pais etc. A cópia tem, sim, lugar na escola inovadora, mas só se fizer sentido para a criança.
    A alfabetização
    Durante muito tempo, a escola priorizou a cópia e a decoreba como estratégias de aprendizagem. A situação começou a mudar no final da década de 1970, com as pesquisas de Ana Teberosky e Emilia Ferreiro. De acordo com elas, a criança estabelece, muito cedo, hipóteses em relação à escrita (primeiro acha que podemos "ler" desenhos; depois percebe que as letras existem para esse fim; e por último compreendem como usar essas letras para escrever). Por isso é necessário compreender que as idéias do aluno evoluem e, assim, dar espaço para que ele produza e mostre o que já sabe. O caminho para transformar copistas em leitores eficientes exige descobrir o estágio da alfabetização em que eles se encontram e ter consciência de que todos podem aprender.



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    Mensagem por Admin Sex Out 11, 2013 5:29 pm

    Oi gente,

    Agora é o momento de vocês mostrarem conhecimentos acerca da relação ensino x aprendizagem da leitura.
    Bom estudo e um ótimo desempenho a todos.
    Aguardo respostas,

    Abraços,

    Karla Moreira
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    Mensagem por ICHLIEBEDICH Sáb Out 12, 2013 8:33 am

    A LEITURA É MUITO IMPORTANTE AS CRIANÇAS PRECISAM PARTICIPAR DE UMA ROTINA DE TRABALHO VARIADA E ESTIMULANTE, RECEBER O INCENTIVO DO PROFESSOR E DA FAMÍLIA PARA QUE ELA APRENDA A LER.... ENSINAR A LER NA BASE ''DE UMA BRINCADEIRA'' SE TORNA MAIS DIVERTIDO PARA O ALUNO E ELE VAI QUERER SABER E DESCOBRIR MAIS E MAIS ... LER É CONHECER OUTRO MUNDO
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    Mensagem por greicy kelly Dom Out 13, 2013 9:44 pm

    Crianças do inf v já conseguem copiar do quadro, mas isso não que dizer que já sabem ler ou conhecem todas as letras, apenas aprenderam a desenhar-las, a família e o professor tem que esta atento, pois por algumas vezes o aluno é quieto, introvertido, ou seja, não é um aluno problema, porém quando é lançado uma atividade em sala você percebe que o mesmo está com dificuldade de aprendizagem, tive uma experiencia assim quando lecionei no quinto do fundamental, havia alunos que ainda não sabiam ler, cabe ao educador olhar para cada aluno respeitando suas particularidades, para poder identificar as suas dificuldades e orientando-os da melhor forma possível, sem abandonar aquele aluno somente porque "não esta acompanhado a turma".
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    Mensagem por kalil Seg Out 14, 2013 12:45 am

    Sandra.
    A leitura e a escrita são fundamentais para o aprendizado de todas as matérias escolares. Eu acho que esse compromisso com a aprendizagem de todos os estudantes deve ser assumido como uma das principais responsabilidades da equipe de gestão da escola, formado pela direção e pela coordenação pedagógica.:
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    kalil


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    Mensagem por kalil Seg Out 14, 2013 3:16 pm

    Sandra.
    Algumas crianças ainda sente muita dificuldade com leitura, temos que estimular a leitura com historias de quadrinhos, conto de fadas entre outros. Nem todos tem a capacidade de aprender rápido essas crianças tem que ter atenção redobrada.
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    Mensagem por Diego Souza Seg Out 14, 2013 4:05 pm

    A forma de ensino em geral esta sempre em evolução! Praticas de decoração estão sendo reduzidas e assistidas em ocasiões destintas a qual o aluno terá que decorar. A formação de alunos criticos em virtude de uma forma enovadora no ensino educativo ganha seu espaço de forma primordial, na alfabetização o professor tem que aprofundar o conteudo exposto afim de averiguar o nivel de cada, respeitando o momento e espaço dos alunos.
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    Mensagem por Luana Holanda Seg Out 14, 2013 4:53 pm

    Quando a criança está iniciando sua escrita, dificilmente ela sabe ler o que escreveu, reconhece as letras, mas formar a palavra ela não consegue. A escrita e leitura são construídas passo a passo, conhecem as letras e seus sons, após escrevem, formam palavras e após a leitura do que foi escrito. Acredito que com a má participação dos educadores alfabetizadores, as crianças pulam etapas, por não serem acompanhadas como deveriam também pela família faz com que possa surgir esta dificuldade de leitura. É preciso o acompanhamento, o incentivo, toda a atenção com esta fase "a de escrita e leitura".
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    Mensagem por valdelicerodrigues Ter Out 15, 2013 1:04 am

    Mª Valdelice

    Acho muito importante as etapas pelas quais estão fundamentadas a educação infantil, pois os novos rumos apontam o quanto é necessário a prática racional da leitura. De acordo com alguns estudiosos é prioridade o uso de leituras para que nosso alunado possa  vim a escrever de forma culta, ou pelo menos aproximar-se do real. Outra vantagem da leitura é a capacidade que a criança adquire em criar novos textos, tendo como base suas experiências anteriores com os livros. É interessante que o alfabetizador busque sempre um elo entre essas duas vertentes da educação, e desse modo possa contribuir para um melhor rendimento dos seus alunos.
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    Mensagem por Joênia Moura Ter Out 15, 2013 1:08 pm

    Concordo com vocês. No início da alfabetização as criança começam a aprender as letras e a copiá-las, ao decorrer do tempo começam a aprender as sílabas e muitas vezes copiam textos da lousa para o caderno e ainda não sabem ler todas as palavras mas, passado este tempo a criança não aprendeu ainda a leitura e escreve de forma correta, a melhor maneira de identificar é com a leitura em sala de aula e caso esteja com dificuldades, deve ser dada uma atenção especial aquela criança.Razz Razz 
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    Mensagem por Admin Ter Out 15, 2013 7:40 pm

    Olá pessoal,
    Lembrando que o fórum é nosso e somente nós podemos fazê-lo bem interativo. Logo, a participação de vocês é fundamental. Aguardo novos comentários.

    Karla Moreira
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    Mensagem por Jean Uchoa Ter Out 15, 2013 8:13 pm

    Bem meus caros os Amigos depende extremamente da analise dos professores e ajuda da familia (claro), o professor deve observar em que situação o aluno tem mais dificuldades e assim ajuda-lo as vezes na leitura e as vezes na escrita puxando para o ensino publico poderemos ver crianças na 4 série com dificuldade tanto na leitura como na escrita, um pouco mais difícil encontrar em alunos de escolas particulares onde é trabalhada com mais exito as memorizações, as regras e o caderninho de pauta dupla, ajudando assim os alunos na boa ortografia
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    Mensagem por kalil Ter Out 15, 2013 9:59 pm

    Sandra.
    A função do educador é orientar o aluno para que ele tenha a leitura como algo prazeroso e não por imposição, só assim eles terão gosto pela leitura e se tornarão grandes leitores.Não se pode esperar somente pela escola a atividade da leitura, fora da escola caberá aos familiares o dever de criar nas crianças o gosto pela leitura desde a infância,para que dessa forma a escola possa dar continuidade a este trabalho. Através dessa disciplina pude aprimorar mais meus conhecimentos.Very Happy 
    Izolda Maria Braz Dote
    Izolda Maria Braz Dote


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    Mensagem por Izolda Maria Braz Dote Qua Out 16, 2013 2:07 am

    Izolda

    O desenvolvimento da leitura dos alunos é muito importante, o professor deve acompanhar este processo incentivando cada aluno, procurando saber o nível que os alunos estão, usando métodos criativos  e renovados para que desperte no aluno o gosto pela leitura, admirando cada progresso da criança, fazendo assim com que elas tenham consciência que são capazes de ler o que escrevem, de desenvolver habilidades e serem leitores eficientes.O professor deve interagir sempre para que o aluno sinta segurança em desenvolver o hábito pela leitura.
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    maria alzenira


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    Mensagem por maria alzenira Qua Out 16, 2013 3:08 am

    É importante que tenhamos consciência de que aprender não é somente experienciar. Aprender é saber.É ter uma argumentação própria para poder discutir pontos de vista. É ler e compreender
    exatamente o que foi lido para extrair o conhecimento necessário para a vida, a fim de que haja um
    maior fortalecimento dos grupos sociais. O professor alfabetizador será o principal motivador da criança em sua primeira fase de aprendizagem, por isso deve estar sempre atento às mudanças, à formação continuada e tenha segurança e competência para escolher corretamente a maneira como deve ensinar seus alunos a ler e compreender as leituras para que o processo de aprendizagem aconteça de forma natural, sem frustrações, uma vez que a aprendizagem da leitura e a da escritura compreendem, necessariamente, a alfabetização.er exposta às habilidades necessárias desde a decodificação das letras, a leitura fluente de palavras e textos pequenos que o instigue a processar a aprendizagem de maneira a aproximar o conhecimento novo que ela adquire com o conhecimento que ela já tem.

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    Mensagem por maria alzenira Qua Out 16, 2013 3:11 am

    Parafraseando Gonzalez (GONZALEZ, 2004, p. 3), ser bom professor não é saber ensinar e sim como ensinar, pois a trajetória dele deve se basear em três importantes eixos que são fundamentais:
    conhecimento profundo do que deve ensinar, formação pedagógica e filosófica para fundamentar o ensino e o domínio e a técnica de ensinar para lograr sucesso no ensino de seus alunos.

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    Mensagem por maria alzenira Qua Out 16, 2013 3:26 am

    A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e exige deste bem mais que o conhecimento simplesmente do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo. A leitura é uma atividade de produção de sentido.

    Maria Alzenira
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    Mensagem por Admin Qua Out 16, 2013 8:37 pm

    maria alzenira escreveu:A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e exige deste bem mais que o conhecimento simplesmente do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo. A leitura é uma atividade de produção de sentido.

    Maria Alzenira
    Alzenira,

    Muito boa a sua resposta.

    Abraços,

    Karla
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    Mensagem por Leiliana Qua Out 16, 2013 10:19 pm

    O que se deve compreender é que hoje em dia com os avanços da tecnologia as criança precisam de uma dinâmica mais interativa que os ajude realmente a compreender, assimilar e acomodar as praticas de leitura, algo que os estimule a querer interagir e aprender brincando.
    claro que os professores devem utilizar as novas tecnologias como apoio e a introdução em sala de aula com certeza ficará mais interessante.
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    Leiliana


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    Mensagem por Leiliana Qua Out 16, 2013 10:33 pm

    Com certeza Sandra!
    Dividir as responsabilidades de aprendizagem com a família é muito importante, porém a parcela maior fica para os professores que tem a responsabilidade de estimular os alunos a sentir a necessidade de ler.
    Quando o professor apresenta uma atividade que é do interesse do aluno, ele automaticamente reage com vontade e interesse de aprender.
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    Leiliana


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    Mensagem por Leiliana Qua Out 16, 2013 10:45 pm

    E isso ai Izolda!
    Otimizar a autoestima dos alunos é fundamental para que eles se sintam capazes de se expressar e mostrarem suas habilidades, e cabe ao professor potencializa-las sejam elas quais forem mesmo que sejam diferentes as que eles esperam.
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    Mensagem por zesilene Qui Out 17, 2013 1:57 am

    maria zesilene resp:A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo ativo e que varia de aluno pra aluno, depende do nível de desenvolvimento, do meio em que o educando vive, dos incentivos, é claro, mas também não é lícito responsabilizar apenas os educadores sem levar em consideração o sistema escolar que exige que os alunos sejam promovidos para a série seguinte mesmo sem condições,o educador precisa ser psicólogo, mãe, médico, super heroi e quando não consegue o resultado esperado os adjetivos são outros.Bem , mas não podemos deixar de acreditar e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que nossos alunos tenham suas habilidades desenvolvidas, uma boa auto estima, que é fundamental em qualquer momento da vida e assim consigam se tornar leitores fluentes.
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    Mensagem por Elizangelasantos Qui Out 17, 2013 6:30 am

    Em primeiro lugar,nós professores não podemos ver o aluno como uma peça isolada em sua formação      intelectual,pois é um processo simultaneamente individual e coletivo,além disso cabe ao educador a socialização de saberes e conhecimentos.Sabemos que as estratégias didáticas são necessárias e importante para que todas as crianças aprendam a ler.A questão é: Como essas estratégias são apresentadas ao aluno?Pois devemos proporcionar contextos próprios a leitura de forma a estimular  a vontade de apender a ler ,estruturando as práticas de ensino a partir do que o aluno já conhece.Como já debatemos em sala com a profª: Karla Moreira,que a leitura em si,ñ deve ser avaliada por nota e nem ser usada como veículo de punição,para não inibir mais ainda aquele aluno que ainda não  domina a mesma.Mas que infelizmente na realidade,sabemos que tal forma ainda existe.
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    Mensagem por ana raquel de castro Qui Out 17, 2013 10:30 am

    É muito importante trabalhar na criança a assimilação das letras e trabalhar bastante em cima da leitura,por isso acho muito importante o papel do uso soa livros paradidádicos,para que venha ter o verdadeiro hábito de ler, e possa ter um bom aprendizado,unindo ambras leitura e boa escrita.
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    Mensagem por aureliano pinheiro Qui Out 17, 2013 5:56 pm

    É muito comum hoje observarmos pessoas que lêem, mas não entendem. São os analfabetos funcionais. Isso acontece porque durante o processo de ensino-aprendizagem foram aplicadas técnicas equivocadas para ensinar os alunos a lerem. Observa-se que até hoje pessoas tem a falsa impressão de que a pessoa que lê oralmente um texto e pronuncia todas as palavras corretamente, é um bom leitor. Na relaidade os professores devem mudar suas técnicas de ensino, priorizando aquelas que faz com que a criança pense sobre texto, construa um significado para ele e não apenas pronuncie bem as palavras.
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