Leitura & Escrita

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum voltado à discussão de conteúdos relacionados ao ensino da Língua Portuguesa


+20
zesilene
maria alzenira
Luana Holanda
kalil
Geisilane Rocha Bevilaqua
Diego Souza
micilene
lidianevsl
Elizangelasantos
Carol Costa
Cleyjane.Francelino
Izolda Maria Braz Dote
valdenia
Joênia Moura
ICHLIEBEDICH
aureliano pinheiro
Vanessa Rodrigues Xavier
Karla de Oliveira
Jean Uchoa
Admin
24 participantes

    Produção textual

    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 28/09/2013

    Produção textual Empty Produção textual

    Mensagem por Admin Sáb Set 28, 2013 10:55 pm



    Caros alunos,

    Estamos iniciando o nosso fórum de discussões acerca dos assuntos debatidos em nossas aulas. E, nessa primeira atividade, você deverá assistir ao vídeo da professora e formadora Beatriz Gouveia do  Instituto Avisa Lá sobre produção de texto. Em seguida, escreva um comentário sobre o mesmo. Você também poderá lançar alguns questionamentos para o grupo.

    Bons estudos!

    Um abraço,

    Karla Moreira
    Jean Uchoa
    Jean Uchoa


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Jean Uchoa Ter Out 01, 2013 1:53 am

    Bem começo este pequeno argumento afirmando que é de grande importância que nós (professores) esteja em plena melodia com a leitura, aspectos cognitivos, gênero, ortografia e etc. devido fazer parte da forma de educar as nossas Crianças. A professora Beatriz Gouveia vem ressaltar os mecanismos que nos ajudaram para um bom desempenho dos alunos e dos professores dentro da sala de aula.
    avatar
    Karla de Oliveira


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Karla de Oliveira Qua Out 02, 2013 1:28 am

    O vídeo fala claramente da importância do professor atualizado,pois o professor precisa ler diariamente alguma coisa importante(livro,texto,jornal,revista,artigo...), para passar para os seus alunos,a partir do momento que o professor se renovar,ele traz novidades para a sala de aula,traz artes novas,maneiras diferentes de dar aula e os alunos correspondem,pois eles gostam de novidades,então a sala de aula se tornar um ambiente prazeroso,mas muitas vezes os professores não querem ter trabalho de ler,de mudar,preferem utilizar o mesmo plano de aula por no mínimo uns 2 ou 3 anos.
    avatar
    Vanessa Rodrigues Xavier


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Vanessa Rodrigues Xavier Qua Out 02, 2013 2:24 am

    Realmente, a formação continuada dos professores é de grande importância, pois é nesses encontros de formação, onde acontecem os aprendizados, a troca de experiências entre professores, que há um conhecimento maior, uma familiarização com a questão da leitura e da escrita, dos textos literários, linguagens, gêneros, autores,enfim,tudo o que diz respeito á produção textual. Para isso os formadores devem ajudar os professores a rever suas práticas, fazer com que venham participar mais, auxiliando em seu desafio de formar leitores e escritores, que é muito mais que escritores profissionais,mas sim pessoas que sabem se comunicar bem por escrito, são bons entendedores do texto, das linguagens, gêneros entre outros aspectos importantes.Para que haja sucesso, no processo de ensino e aprendizagem, é essencial que haja a participação e envolvimento maior dos professores nesse processo de formação e uma maior reflexão em suas práticas atuais.Smile 
     
    avatar
    aureliano pinheiro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 02/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por aureliano pinheiro Qua Out 02, 2013 2:53 am

    O vídeo relata que para formar alunos leitores, os professores também precisam ser leitores e devem está preparados para produzir textos, emfim dominar esse assunto. Acontece que alguns professores não estão preparados para isso, e aí no vídeo a professora fala da importância da formação continuada, como um direito do educador, devendo ele ter uma disposição interna para aprender novas técnicas e métodos para melhorar sua aula.
    ICHLIEBEDICH
    ICHLIEBEDICH


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 02/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por ICHLIEBEDICH Qua Out 02, 2013 2:25 pm

    (KARLA TATIANE) UM PROFESSOR QUE É LEITOR TEM UM MELHOR DESEMPENHO EM SALA DE AULA COM ISSO FACILITANDO A EXPLICAÇÃO DE UM TEXTO AJUDANDO O ALUNO COM A LEITURA E MOSTRAR ALGO DIFERENTE, QUE TIPO DE TEXTO ETC..
    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 28/09/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Admin Qua Out 02, 2013 7:01 pm

    aureliano pinheiro escreveu:O vídeo relata que para formar alunos leitores, os professores também precisam ser leitores e devem está preparados para produzir textos, enfim dominar esse assunto. Acontece que alguns professores não estão preparados para isso, e aí no vídeo a professora fala da importância da formação continuada, como um direito do educador, devendo ele ter uma disposição interna para aprender novas técnicas e métodos para melhorar sua aula.
    Aureliano e demais colegas,

    Vocês foram unânimes em afirmar que os professores precisam estar preparados para ensinar. E o Aureliano colocou a questão do professor ter uma disposição interna para a aprendizagem. O que o restante do grupo pensa sobre isso? Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre essa colocação.

    Abraços,
    Karla Moreira
    ICHLIEBEDICH
    ICHLIEBEDICH


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 02/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por ICHLIEBEDICH Qua Out 02, 2013 7:47 pm

    (KARLA TATIANE) QUE ESSA APRENDIZAGEM TEM QUE VIM DO PROFESSOR POR VONTADE PRÓPRIA E NÃO POR OBRIGAÇÃO , QUE ELE TEM QUE APRENDER PRA LEVAR PRO RESTO DA VIDA E NÃO DO MOMENTO..
    Jean Uchoa
    Jean Uchoa


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Jean Uchoa Qua Out 02, 2013 7:58 pm

    Bem professora concordo Com Aureliano temos que ter uma vontade interna de buscar informações, métodos novos! e tudo depende da vontade de nós professores buscar sempre faz parte de nossa profissão, bem como vimos dentro da sala de aula com a postura da senhora sempre buscando mais e mais, fazendo com que a turma se acostume com a ideia de nunca parar de estudar.
    avatar
    Joênia Moura


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 01/10/2013
    Idade : 31

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Joênia Moura Qua Out 02, 2013 8:47 pm

    Nós como professores precisamos gostar da leitura, para que possamos transmitir este prazer para nossos alunos.
    Outra questão importante deste vídeo é o trabalho pós-leitura, ou seja, como trabalhar um texto após lermos, para que esta e outras informações de como devemos trabalhar a produção textual seja bem compreendida e eficaz é de suma importância a formação continuada. Laughing
    avatar
    valdenia


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por valdenia Qui Out 03, 2013 1:49 am

    O vídeo fala do professor que para interagir com o aluno, é preciso buscar fontes de conhecimento tanto da leitura quanto da escrita lendo livros de vários autores e obras literárias, e fala que o professor tem que se formar .
    Izolda Maria Braz Dote
    Izolda Maria Braz Dote


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Produção textual Empty Produção textual

    Mensagem por Izolda Maria Braz Dote Qui Out 03, 2013 4:01 am

    O vídeo relata um aspecto muito importante do educador, que é de estar sempre renovando seus conhecimentos em relação as práticas de ensino, para que nossos alunos sintam o prazer de aprender produção textual, é importante o professor conhecer cada prática de ensino e através delas formar a sua, para que a aula torne um momento agradável para os alunos. É como a professora Karla Moreira deixa bem claro que a aprendizagem ortográfica satisfatória deve-se realizar atividades que tragam reflexões para assimilação de ortografia.
    Cleyjane.Francelino
    Cleyjane.Francelino


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Produção textual Empty A importância do hábito de ler e escrever para os professores.

    Mensagem por Cleyjane.Francelino Qui Out 03, 2013 11:05 am

    Formar um leitor critico não e uma tarefa fácil, entretanto, fica claro que se trata de uma necessidade extremamente significativa e decisiva para a formação do aluno como leitor, por isso faz-se necessário empreender algumas mudanças na postura do professor.
    Precisa-se de professores que desenvolvam o gosto pela leitura, não só com o seu discurso em sala de aula, mas com o exemplo de bom leitor.
    A formação continuada de professores ajuda os futuros formandos a conhecerem diversos autores, textos literários, também indicam obras, fazem atividades reflexivas e discutivas, etc.
    É preciso que os professores sejam competentes e comprometidos nas tarefas de leitura que dão cumprimento, a fim de que possam estimular em seus alunos o ato de ler e escrever, não apenas por fazerem parte de uma sociedade letrada, mas para leva-lo a compeensão sobre a importância destes mecanismos para a verdadeira aquisição do saber, do total exercício da cidadania e da liberdade de expressão.


    "A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres." (Albert Einstein)
    study  affraid   lol!  Razz   Embarassed
    Beijos em seus I love you   I love you  I love you  I love you  I love you   I love you  I love you I love you  I love you  I love you  I love you
    Carol Costa
    Carol Costa


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 03/10/2013
    Idade : 39
    Localização : Fortaleza

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Carol Costa Qui Out 03, 2013 5:53 pm

    Concordo com as colocações da Karla de Oliveira e da Vanessa Rodrigues sobre o vídeo e me sinto comtemplada. Mas percebo a importância  da formação continuada de nossos professores (ressaltada na postagem do Aureliano) sobre as relações de escrita, leitura e produção textual, dentre outros contéudos da Língua Portuguesa. Me questiono quando e como pode ser ofertado esta formação continuada? Será que é uma responsabilidade apenas do professor? Ou cabe as instituições de ensino particular e públicas terem este incentivo aos professores? Nos Planos de Cargos e Carreiras deve ser um ícone essencial para o crescimento e valorização dos profissionais da Educação, visando o crescimento profissional e melhoria do ensino-aprendizado de nossas instituições de ensino.
    Elizangelasantos
    Elizangelasantos


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Elizangelasantos Qui Out 03, 2013 8:28 pm

    Os professores devem em primeiro lugar construir as concepções críticas sobre o que se quer analisar diante de um determinado texto com a intuição de não prejudicar ou inibir aquele aluno que com muito esforço conseguiu por suas idéias no papel.E como sabemos que nosso papel é de contribuir para o avanço do ensino aprendizagem devemos ser pesquisadores de conhecimentos como ressalta o vídeo com a professora:Beatriz Gouvéia,inovando nossas ações,propondo assim que o aluno reflita,analise edesenvolva uma competência discursiva.E para isso podemos contar com as formações continuadas,porém nosso auxílio maior está dentro de um de nós,é o querer fazer.
    avatar
    lidianevsl


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 04/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por lidianevsl Sex Out 04, 2013 2:34 am

    O que ela mostra no video é exatamente o que ocorre em muitas salas de aula. E o interessante é que é tão obvio, como o professor imagina que vai desenvolver nos seus alunos o hábito de leitura, o prazer se ele mesmo nao o tem? É aí onde entra a formaçao continuada, onde ele vai ter uma segunda chance de poder despertar o gosto pela leitura, vai conhecer autores e descobrir o genero que mais lhe agrada e como consequencia podera repassar aos seus alunos esse mesmo gosto em ler sem cobranças e em um processo natural.
    Nao sei se era essa a intençao do vídeo, mas pra mim foi um momento de auto-reflexão. o tempo inteiro eu trazia para a minha realidade e fiquei o tempo todo me questionando se eu estou apto a formar alunos leitores e escritores embora como ela mesma disse nao necessariamente profissional.
    E me fez repensar nao só nas minhas praticas enquato professor, mas tambem no meu tempo de escola. Nao foi-me apresentado no tempo que eu era estudante de fundamental uma aula de leitura, nao me lembro de termos visitas a biblioteca e isso fez com que eu ficasse um pouco mais distante do livros, eu nao desenvolvi o habito de leitura e confesso que depois de "velha" (rs)Razz  é muito mais complicado. quando entrei curso de pedagogia decidi que eu iria fazer pelos meus alunos aquilo que eu nao tive oportunidade de ter, principalmente pelas facilidades que temos hoje em dia existem projetos e mais projetos do governo para icentivar crianças e jovens a leitura (em se tratando de escola publica) e eu decidi que iria aproveitá-los positivamente. e onde eu aprendo a fazer isso, já que estou praticamente desenvolvendo o habito de leitura com eles? nas formaçoes que tambem sao oferecidas pelo governo.
    rabbit 
    avatar
    aureliano pinheiro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 02/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por aureliano pinheiro Sex Out 04, 2013 6:00 pm

    Admin escreveu:
    aureliano pinheiro escreveu:O vídeo relata que para formar alunos leitores, os professores também precisam ser leitores e devem está preparados para produzir textos, enfim dominar esse assunto. Acontece que alguns professores não estão preparados para isso, e aí no vídeo a professora fala da importância da formação continuada, como um direito do educador, devendo ele ter uma disposição interna para aprender novas técnicas e métodos para melhorar sua aula.
    Aureliano e demais colegas,

    Vocês foram unânimes em afirmar que os professores precisam estar preparados para ensinar. E o Aureliano colocou a questão do professor ter uma disposição interna para a  aprendizagem. O que o restante do grupo pensa sobre isso? Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre essa colocação.

    Abraços,
    Karla Moreira
    Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos professores em todas as salas de aula, tanto da escola particular quanto da escola pública e percebemos que é uma classe de profissionais que ainda precisa ser bastante valorizada no país, por todos os segmentos sociais.  Isso é um fato inquestionável. Alguns professores, nesse contexto, perdem o estímulo, e quando o vídeo fala de disposição interna, vejo como algo que deve ser buscado pelo professor, independente das dificuldades, pois como profissional da educação, tem que saber que apenas através de um ensino de qualidade, onde a leitura é um fator primordial, poderemos formar cidadãos conscientes, que podem mudar esse contexto.
    Aureliano
    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 28/09/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Admin Sex Out 04, 2013 11:24 pm

    lidianevsl escreveu:O que ela mostra no video é exatamente o que ocorre em muitas salas de aula. E o interessante é que é tão obvio, como o professor imagina que vai desenvolver nos seus alunos o hábito de leitura, o prazer se ele mesmo nao o tem? É aí onde entra a formaçao continuada, onde ele vai ter uma segunda chance de poder despertar o gosto pela leitura, vai conhecer autores e descobrir o genero que mais lhe agrada e como consequencia podera repassar aos seus alunos esse mesmo gosto em ler sem cobranças e em um processo natural.
    Nao sei se era essa a intençao do vídeo, mas pra mim foi um momento de auto-reflexão. o tempo inteiro eu trazia para a minha realidade e fiquei o tempo todo me questionando se eu estou apto a formar alunos leitores e escritores embora como ela mesma disse nao necessariamente profissional.
    E me fez repensar nao só nas minhas praticas enquato professor, mas tambem no meu tempo de escola. Nao foi-me apresentado no tempo que eu era estudante de fundamental uma aula de leitura, nao me lembro de termos visitas a biblioteca e isso fez com que eu ficasse um pouco mais distante do livros, eu nao desenvolvi o habito de leitura e confesso que depois de "velha" (rs)Razz  é muito mais complicado. quando entrei curso de pedagogia decidi que eu iria fazer pelos meus alunos aquilo que eu nao tive oportunidade de ter, principalmente pelas facilidades que temos hoje em dia existem projetos e mais projetos do governo para icentivar crianças e jovens a leitura (em se tratando de escola publica) e eu decidi que iria aproveitá-los positivamente. e onde eu aprendo a fazer isso, já que estou praticamente desenvolvendo o habito de leitura com eles? nas formaçoes que tambem sao oferecidas pelo governo.
    rabbit 
    Lidiane,
    Gostei do seu comentário. E estudar serve par reflexão a fim de verificarmos a nossa prática. Que bom que você ficou sensibilizada para a questão do ensino da leitura e escrita.

    Abraços,
    Karla Moreira
    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 28/09/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Admin Sex Out 04, 2013 11:39 pm

    ICHLIEBEDICH escreveu:(KARLA TATIANE) QUE ESSA APRENDIZAGEM TEM QUE VIM DO PROFESSOR POR VONTADE PRÓPRIA E NÃO POR OBRIGAÇÃO , QUE ELE TEM QUE APRENDER PRA LEVAR PRO RESTO DA VIDA E NÃO DO MOMENTO..
    Concordo co sua posição.

    Karla

    avatar
    micilene


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 04/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por micilene Dom Out 06, 2013 1:36 am

    Concordo plenamente com o Alreliano, aquele professor que busca novas aprendizagem, que esta sempre aberto a aprender. com certeza vai dominar o conteúdo de forma clara que os alunos aprendam com mais facilidade.
    avatar
    Diego Souza


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 06/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Diego Souza Dom Out 06, 2013 10:36 pm

    Temos sempre que ampliar nossos conhecimentos buscar inovações, nada de gelo e mumificação de ideias!!! Concordo com Aureliano, inovar e ampliar conhecimento são caracteristica de um bom Professor.
    Geisilane Rocha Bevilaqua
    Geisilane Rocha Bevilaqua


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Geisilane Rocha Bevilaqua Seg Out 07, 2013 2:38 am

    O vídeo como alguns já colocaram, fala do desafio de um professor que não é leitor escritor. O professor precisa ter um olhar mais critico e analisador quanto ao processo da leitura escrita de seus alunos, como ele está trabalhando? Qual o método utilizado? se está sendo satisfatório ou não, no que ele tem que melhorar, o que tem que modificar quanto a metodologia, por isso a importância da formação continuada.
    Geisilane Rocha Bevilaqua
    Geisilane Rocha Bevilaqua


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Geisilane Rocha Bevilaqua Seg Out 07, 2013 2:46 am

    Acrescentando a opinião dos meus colegas pedagogos, um professor não deve se prender ao conhecimento básico, ele precisa ir além. Ressaltando a colocação do Aureliano, o professor tem que se dispor a aprender novas técnicas, ele tem que ser flexível ao conhecimento para encontrar métodos de melhorar sua didática e assim formar verdadeiros leitores escritores e isso não pode ser feito se o próprio professor não tiver o conhecimento, o domínio do que ele está transmitindo para o aluno.
    Cleyjane.Francelino
    Cleyjane.Francelino


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Cleyjane.Francelino Qui Out 10, 2013 4:31 pm

    Em relação a colocação do Aureliano: "A questão do professor ter uma disposição interna para a aprendizagem";
    Essa disposição interna depende do interesse, da motivação para desenvolver hábitos que facilitam o processo de aprendizagem, sentindo prazer no que esta sendo estudado e na forma de fazer.
    Aprendemos mais facilmente quando percebemos o objetivo, a utilidade de algo, quando nos traz vantagens perceptíveis.
    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 28/09/2013

    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Admin Sex Out 11, 2013 5:01 pm

    Olá turma,

    Espero novos posicionamentos.

    Karla Moreira

    Conteúdo patrocinado


    Produção textual Empty Re: Produção textual

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 13, 2024 2:04 am