Leitura & Escrita

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum voltado à discussão de conteúdos relacionados ao ensino da Língua Portuguesa


+26
Geisilane Rocha Bevilaqua
valdelicerodrigues
zesilene
ICHLIEBEDICH
Izolda Maria Braz Dote
Diego Souza
ana raquel de castro
maria alzenira
Carol Costa
Vanderlene Gomes
Joênia Moura
Vanessa Rodrigues Xavier
Luana Holanda
Jean Uchoa
Ana Karoline Bandeira
lidianevsl
Guacira23
Karla de Oliveira
Cleyjane.Francelino
micilene
Cristiane.Fernandes
izafaustino
kalil
Elizangelasantos
aureliano pinheiro
Admin
30 participantes

    Ortografia: ensinar e aprender

    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 28/09/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Admin Sex Out 04, 2013 5:14 pm

    Ortografia: ensinar e aprender

    As duas faces da ortografia

    Abaixo, são destacadas algumas dúvidas comuns sobre o ensino da ortografia e seu planejamento. Artur Gomes de Morais, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autor do livro Ortografia: ensinar e aprender - uma das grandes referências bibliográficas na área - é quem ajuda a resolvê-las. Confira!

    Quais são as regularidades da ortografia?
    Existem três tipos nas correspondências fonográficas que todo professor deve conhecer. A primeira é a chamada regularidade direta, que envolve as letras F-V, T-D e P-B, a segunda é a contextual, que engloba as  palavras cuja grafia é definida pela localização do som dentro da palavra (saber que é preciso grafar RR em "carro" para marcar um som de R forte entre duas vogais, por exemplo, ou que "tempo" se escreve com M e não com N, pois a letra seguinte é um P, etc.). A terceira é a regularidade morfológico-gramatical, onde se encaixam as palavras cuja grafia é ligada à sua natureza gramatical (como o uso do Z e não do S nos substantivos "realeza" e "beleza", que são derivados de adjetivos; ou do SS e não do S ou do C em "falasse" e "partisse" por serem flexões de verbos no imperfeito do subjuntivo).

    Como trabalhar com elas?
    Embora tenham regularidades de naturezas diversas, o trabalho com os tipos de regras segue uma lógica comum. Primeiro, proponha a observação de um grupo de palavras - em atividades diversas - para que observem se há regularidades em sua escrita. Depois, a turma discute o que observou e encontra uma maneira de explicá-las. Com a explicitação das regras feita coletivamente, é hora de registrá-las por escrito, para que todos possam consultá-las quando necessário. Nessa perspectiva, as regras ortográficas são "elaboradas" pela própria turma, já que é ela que determina o que há de comum entre as palavras observadas e de que maneira transformar o observado em uma sentença a ser registrada. "Temos pesquisas com tratamento estatístico cuidadoso demonstrando que o ensino que promove a tomada de consciência das questões ortográficas é muito superior ao ensino tradicional - que leva apenas a memorizar ou preencher lacunas, de maneira repetitiva", diz o especialista da UFPE. "Sem falar na ausência de ensino de ortografia que, infelizmente, ainda ocorre em muitas salas de aula do país."


    Quais são as melhores atividades na área?
    Em suas pesquisas, Morais chegou a algumas propostas de atividades. De forma geral, pode-se falar em trabalhos com textos e com palavras fora de textos. No primeiro caso, em ditados, releituras ou reescritas, a ideia é que você chame a atenção dos alunos para as palavras que julga constituir "desafios ortográficos", interrompendo a atividade para discussões coletivas sobre a grafia dessas palavras. A outra linha, com palavras "soltas", tem como propostas jogos em que as crianças devem relacionar cartelas com palavras que sigam a mesma regra ortográfica ("carro", "sorriso" e "espirro", ou "careta" e "clarão"), desafios de encontrar em revistas e jornais palavras que se encaixem em grupos com uma determinada característica ortográfica, entre outras atividades. Há ainda o recurso de propor a escrita propositalmente errada de palavras cuja ortografia siga uma regularidade: "Para fazê-lo, a criança precisa conhecer a grafia correta", diz Morais. "O ideal é que ela vá, junto com os colegas, verbalizando, discutindo e escrevendo as regras que justificam o fato de aquelas palavras terem que ser escritas assim."


    E quanto às irregularidades na ortografia? Como trabalhá-las?
    No ensino das palavras irregulares, o princípio é diferente, já que sua grafia não se orienta por regra alguma. "Nesses casos, não há muito o que compreender, é preciso memorizar", explica Artur Gomes de Morais. "Quem não é especialista em filologia não tem que saber que tal palavra tem origem em tal vocábulo latino, ou grego, ou mesmo que é uma palavra de origem indígena." A saída nesses casos é consultar modelos - locais onde sabemos que determinada palavra está escrita da maneira correta - e usar o dicionário (que envolve conhecer a forma como as palavras estão nele organizadas e como procurar um termo flexionado, por exemplo). Você pode também combinar com a turma a produção de uma pequena lista de palavras de uso frequente que eles devem memorizar para não mais errar.

    Como organizar tudo isso no planejamento?
    Embora o trabalho com ortografia deva se pautar sempre pelo diagnóstico de cada turma, certas dificuldades costumam aparecer antes. De início, é comum surgir dúvidas sobre palavras com regularidades contextuais (os famosos usos do R, por exemplo). Só mais tarde começa a ser uma questão para os pequenos a forma como se escrevem palavras com regularidades do tipo morfológico-gramatical. "Uma regra envolvendo o SS do imperfeito do subjuntivo, como na palavra "cantasse" tende a ser mais difícil de ser observada que a regra que explica quando escrevemos com G ou GU", afirma Morais. "Não só porque a primeira regra envolve uma consciência morfo-gramatical, mas porque, no cotidiano, escrevemos menos vezes palavras no imperfeito do subjuntivo que palavras onde aparecem as letras G ou GU com o som de "guê"."

    Com isso, de forma geral pode-se dizer que as palavras de regularidade contextual (como o uso do M antes de P e B) e aquelas com ortografia irregular, mas de uso frequente (como "homem" ou "hoje"), podem ser trabalhadas antes do que as de regularidade morfológico-gramatical (o uso do Z em "pobreza") ou as irregulares de pouco uso. Afinal, o que se quer é que as turmas possam se comunicar sem o "ruído" dos problemas de ortografia em suas produções, certo?

    cherry A partir do vídeo a que assistimos em sala e com a leitura desse texto, o que você pode refletir sobre o ensino da ortografia? Participe do fórum e deixe seu comentário.
    avatar
    aureliano pinheiro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 02/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por aureliano pinheiro Sex Out 04, 2013 10:37 pm

    No estudo da ortografia existem três tipos de regularidades: a direta, a contextual e a morfológico-gramatical, que devem ser trabalhadas na sala de aula, através da observação de um grupo de palavras, em atividades diversas, onde prevaleça o diálogo dos alunos com o professor, na construção e correção das palavras. As palavras podem ser trabalhadas em textos e "soltas", e em alguns casos podem ser escritas de forma incorreta propositalmente, para fazer a criança perceber aquelas que possuem uma regularidade. Quando falamos em palavras irregulares, devemos trabalha-las através da memorização. No desenvolvimento de todo esse conteúdo na sala de aula surgem a princípio dúvidas quanto a regularidade contextual e só depois morfológico- gramatical, por isso aquelas devem ser trabalhadas antes do que estas. As irregulares de uso frequente também devem ser trabalhadas junto com as contextuais.

    Aureliano!!
    Elizangelasantos
    Elizangelasantos


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Elizangelasantos Sex Out 04, 2013 10:47 pm

    lol! 
    Na minha opinião as duas metodologias.vídeo e texto só vem confirmar que o professor antes de tudo deve pesquisar uma maneira de como passar o conteúdo aos alunos,pois no caso da ortografia temos,palavras regulares em que aluno em vez de encontrar regras prontas deve analisa-las e ele com ajuda do professor descobrir a regra,ficando assim mais fácil a compreensão e além disso temos as palavras palavras irregulares que nessas o  aluno precisa decorar.Nessas  duas ocasiões  sendo o professor um pesquisador de conhecimentos,saberá orientar o aluno em sua dificuldade.No caso das palavras irregulares um ótimo método é a palavra geradora.
    avatar
    aureliano pinheiro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 02/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por aureliano pinheiro Sex Out 04, 2013 10:50 pm

    Dentre os vídeos mostradas em sala de aula, pude observar um em que a professora corrigia o texto escrito pelos próprios alunos, e de fato foi possível perceber que a primeira dificuldade dos alunos, consistia na regularidade contextual. Exemplo: Saber grafar RR na palavra carro, por R ter um som forte e está entre duas vogais.
    avatar
    kalil


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 04/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por kalil Sex Out 04, 2013 10:57 pm

    Ortografia, ensinar e aprender.
    A ortografia deve ser trabalhada na sala de aula com os alunos com atividades e diálogo entre os eles e o professor, tirando todas as duvidas do som das letras, sempre surgi duvidas entre os alunos. A aprendizagem da ortografia não é uma tarefa simples que a criança domina a língua escrita, o professor deve acompanhar todos os alunos.
    sandra
    avatar
    Cristiane.Fernandes


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Cristiane.Fernandes Sex Out 04, 2013 10:59 pm

    a
    avatar
    izafaustino


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 04/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por izafaustino Sex Out 04, 2013 10:59 pm

    O professor Artur Gomes nos dá dicas valiosas como trabalhar a ortografia.Devemos ter um olhar atento para diagnosticar as dificuldades de nossas crianças,como é comentado no texto o ensinar e o aprender merece uma atenção critica-reflexiva.Como dizia o grande filósofo, não existe saber mais ou saber menos,existem saberes diferentes.
    avatar
    micilene


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 04/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por micilene Sex Out 04, 2013 11:00 pm

    ENSINAR E APRENDER
    As palavras "ensinar e aprender" já estão dizendo tudo.a relação entre professor  aluno tem que ser uma relação de troca, para que ambas as partes consiga o objetivo desejado. em relação ao aprendizado da ortografia, acredito que o primeiro passo a ser passado para o aluno é que existem dois conceitos: regulares e irregulares, e ser explicado as regras dos regulares e principalmente explicado as irregulares, que são as que tem que ser memorizadas.
    Elizangelasantos
    Elizangelasantos


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Elizangelasantos Sex Out 04, 2013 11:01 pm

    Concordo com meu colega Aureliano.em que professor deve trabalhar interagindo com o aluno,fazendo com que ele seja participativo,porém se ele como mediador de conhecimentos,não procurar uma forma nova de trabalhar irá ficar sempre utilizando o método decoreba,e como querer fazer que nossos alunos interajam,sejam analisadores e críticos se nós mesmos nos acomodarmos e não procurarmos como fazer a diferença? Levanto aqui um questionamento:Como você analisaria um professor que,cruza os braços e não procura aprimorar seus conhecimentos em ensinar ortografia ou outros conteúdos,e fica só na utilização dos livros?
    Cleyjane.Francelino
    Cleyjane.Francelino


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Cleyjane.Francelino Sex Out 04, 2013 11:01 pm

    A leitura do texto faz refletir a importância de interação da turma juntamente com o professor em atividades planejadas onde todos possam compreender, analisar e discutir para que se conheça a grafia correta e eliminar as dúvidas de todos.
    avatar
    Karla de Oliveira


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Karla de Oliveira Sex Out 04, 2013 11:04 pm

    As vezes existem dificuldades no aprendizado das crianças,pelo simples fato de nem mesmo os professores saberem as regras,e não se atualizarem,pois devido a má informação dos professores os alunos já aprendem com dificuldades e por isso existem muita dificuldades nas correspondências fonográficas,tanto na escrita,quanto na pronuncia,uma das melhores maneiras de obter um resultado positivo é o professor se atualizar e trabalhar as regras,a observação do grupo de palavras,atividades diversas(para que aja uma observação com a escrita das palavras),enfim é necessário compromisso e leitura.
    avatar
    Guacira23


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 04/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Guacira23 Sex Out 04, 2013 11:05 pm

    Quanto a irregularidade o fundamental é memorizar.Para facilitar para o aluno a aprendizagem, é aconselhável ao professor trabalhar palavras fáceis e conhecidas.

    Beijos!

    Guacira.
    avatar
    lidianevsl


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 04/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por lidianevsl Sex Out 04, 2013 11:16 pm

    o ensino da ortografia tem uma importância significativa em sala de aula, mas o que temos visto infelizmente é que seu ensino tem sido banalizado e esquecido como se não fosse relevante.
    Podemos também perceber que é de certo modo complexo tanto o ensino como sua aprendizagem, por este motivo devemos saber exatamente como e o que queremos alcançar nas aulas ministradas aos alunos para que não haja confusão na cabeça das crianças.
    avatar
    Ana Karoline Bandeira


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 03/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Ana Karoline Bandeira Sex Out 04, 2013 11:16 pm

    Devemos ter cuidado para ajudar nossas crianças na ortografia como o professor Artur Gomes nos dá dicas valiosas como trabalhar a ortografia, onde vimos nos videos passados nas aulas, lendo e nos atualizando para passar atividades onde possamos trabalhar a capacidade de aprendizado sempre interagindo e tirando as duvidas do aluno, onde o aprender e ensinar já nos diz tudo.
    Jean Uchoa
    Jean Uchoa


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Jean Uchoa Sex Out 04, 2013 11:24 pm

    No conteúdo proposto podemos a analisar o tripé no que diz respeito a ortografia regular: a morfológico-gramatical, direta e contextual neste contexto os trabalhos colocados em sala de aula visa sempre buscar uma analise das palavras colocando as regras ou até memorização para um bom uso da ortografia. devemos sempre trabalhar atividades, textos buscando desenvolver as palavras contidas no texto, tentando tirar o máximo dos alunos e analizando as suas duvidas onde os próprios alunos tiveram mais dificuldades.
    avatar
    Admin
    Admin


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 28/09/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Admin Sex Out 04, 2013 11:34 pm

    Jean Uchoa escreveu:    No conteúdo proposto podemos a analisar o tripé no que diz respeito a ortografia regular: a morfológico-gramatical, direta e contextual neste contexto os trabalhos colocados em sala de aula visa sempre buscar uma analise das palavras colocando as regras ou até memorização para um bom uso da ortografia. devemos sempre trabalhar atividades, textos buscando desenvolver as palavras contidas no texto, tentando tirar o máximo dos alunos e analizando as suas duvidas onde os próprios alunos tiveram mais dificuldades.
    Jean,

    Foi importante você lembrar que o professor precisa verificar se as dúvidas dos alunos referem-se à palavras que têm regras ou não, para a partir disso, direcionar o ensino de forma mais satisfatória.

    Karla Moreira

    Luana Holanda
    Luana Holanda


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Luana Holanda Sex Out 04, 2013 11:46 pm

    Pude observar que existem muitas dificuldades em relação a ortografia e regras, tanto para o professor para repassá-las como para o aluno em compreender o que está sendo dito, por exemplo regra do M antes de p e b, do R (tremido, forte), é muito importante que o professor busque formar de planejar sua aula para que estas dúvidas possam ser eliminadas, realizar ditados e em seguida explicar palavra por palavra para que se possa explicar as regras detalhadamente, justificar o porquê de tal forma de escrita. o Vídeo é bastante rico e o texto também!
    avatar
    Vanessa Rodrigues Xavier


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Vanessa Rodrigues Xavier Sex Out 04, 2013 11:46 pm

    Essa organização de regras ortográficas, são muito importantes,pois nos ajuda a entender melhor o nosso português.Mas tenho tido dificuldade em memorizá-las, acredito que escrevo bem, não cometo erros de português, muito raro, de primeiro eu entendia, assimilava mais e memorizá-las, ultimamente não tenho conseguido muito,esqueço muito e acabo cometendo gafes!!!
    avatar
    Vanessa Rodrigues Xavier


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Vanessa Rodrigues Xavier Sex Out 04, 2013 11:52 pm

    As atividades da professora Karla, têm ajudado, mas para conseguir assimilar mais devemos praticar bastante e estudar as regras!!!Smile 
    Luana Holanda
    Luana Holanda


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 01/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Luana Holanda Sex Out 04, 2013 11:54 pm

    ah, lembrando que em relação a regras regulares e irregulares é bom sempre estar lendo para se adaptar a nova ortografia, formas de escrever corretamente as palavras principalmente nas irregulares que é mais complicado para a escrita.
    avatar
    Joênia Moura


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 01/10/2013
    Idade : 31

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Joênia Moura Sex Out 04, 2013 11:55 pm

    Existem três tipos de regularidades que devem ser trabalhadas,  que são as regularidades diretas, a contextual e a morfológico-gramatical.
    Estas tais regularidades devem ser trabalhadas por meio de debates e discussões em sala de aula e depois a prática da escrita, para que os alunos realmente possam aprender.
    Nas irregularidades é necessária a memorização, pois não existem regras pra as palavras irregulares.
    Estas palavras irregulares podem ser trabalhadas através de atividades em grupo para melhor compreensão e após as discussões em sala é trabalhada a escrita.

    cheers 
    avatar
    Joênia Moura


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 01/10/2013
    Idade : 31

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Joênia Moura Sex Out 04, 2013 11:55 pm

    Existem três tipos de regularidades que devem ser trabalhadas,  que são as regularidades diretas, a contextual e a morfológico-gramatical.
    Estas tais regularidades devem ser trabalhadas por meio de debates e discussões em sala de aula e depois a prática da escrita, para que os alunos realmente possam aprender.
    Nas irregularidades é necessária a memorização, pois não existem regras pra as palavras irregulares.
    Estas palavras irregulares podem ser trabalhadas através de atividades em grupo para melhor compreensão e após as discussões em sala é trabalhada a escrita.

    cheers 
    avatar
    Vanderlene Gomes


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 04/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Vanderlene Gomes Sáb Out 05, 2013 12:01 am

    Concordo com minha colega Carla de Oliveira. Muitas vezes existem dificuldades na aprendizagem dos alunos, pois nem mesmo os professores sabem das regras. tornado assim mais dificil o contato  aluno e professor.uma das melhores maneiras de obter um resultado positivo é o professor procurar si qualificar e se atualizar.
    Carol Costa
    Carol Costa


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 03/10/2013
    Idade : 39
    Localização : Fortaleza

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Carol Costa Sáb Out 05, 2013 12:06 am

    Observo as colocações de Artur Gomes Morais desde o vídeo exibido em sala de aula, com sua habilidade se torna fácil trabalhar a ortografia em sala de aula. O seu ensino ficou marcado em minha memória de que não devemos ver apenas o erro, mas que devemos refletir sobre ele, instigando em nossos alunos a discussão da ortografia mais profundamente e de forma que o aprendizado seja mais completo. Em minhas futuras aulas de língua portuguesa, terei como fonte de estudo seus ensinos e pesquisas sobre ortografia, até indicações de livros.
    avatar
    maria alzenira


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 05/10/2013

    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por maria alzenira Sáb Out 05, 2013 9:22 pm

    Em relação ao vídeo deixa uma reflexão sobre o discurso e a prática docente no que se refere ao ensino da ortografia. Partindo desse pressuposto que a ortografia é um conteúdo específico e pode ser trabalhado de forma sistemática e reflexiva, não se resumindo apenas aos processos de memorização. O prof° Arthur Gomes nos mostra que a aprendizagem pode ocorrer de forma reflexiva,
    e até que ponto os educadores têm se apropriado dessa relação de reflexão, e como vem sendo abordado na prática em sala de aula.
    A ortografia diz respeito às inúmeras regras, sendo que há casos em que é preciso memorizar, mas também existem casos que permitem a criação de situações que levam o aluno a refletir e construir os princípios geradores da escrita das palavras , sendo que a ortografia se organiza com as REGULARIDADES e as IRREGULARIDADES.
    Maria Alzenira

    Conteúdo patrocinado


    Ortografia: ensinar e aprender Empty Re: Ortografia: ensinar e aprender

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 7:39 am